Ayurveda

Medicina tradicional e natural da Índia, a Ayurveda data de mais de cinco mil anos. Do sânscrito ayur=vida e veda=conhecimento, a base da Ayurveda é o entendimento do ser humano como conjunto de corpo, mente e espírito - e o preceito de que só há saúde na harmonia desses elementos. Uma característica do tratamento ayurvedico é a classificação dos seres humanos em diferentes tipos de constituição, assim sendo, considera que dietas e remédios não serão bons para todos. Ao contrário, ensina que cada pessoa é diferente. O tamanho, a forma, o peso do corpo, os padrões de digestão, a circulação e a respiração, os hábitos de exercício, o trabalho e a expressão conferem a cada ser humano um padrão único de energia.

 

Essas diferenças entre pessoas seguem as forças da natureza e se apresentam em diversos tipos energéticos, dos quais são predominantes Vata, Pitta e Kapha - ou seja, os tipos do ar, fogo e água. Esses tipos podem combinar-se entre si, formando tipos mistos.

Cada um desses tipos energéticos possuem especificações físicas, fisiológicas, emocionais e psíquicas que caracterizam o tipo. Uma vez sabido qual ou quais tipos contituem uma pessoa, é possível traçar um plano de tratamento específico para o tipo (alimentação, terapêutica, exercícios, etc).

 

 

OS DOSHAS


Vata: As pessoas Vata são regidas pelo ar e são eternamente ligadas a tudo que tiver movimento. Têm ótimas ideias e são reconhecidas por isso. Geralmente são agitadas, magras e com estrutura física leve.

Têm metabolismo rápido, por isso muitas vezes são magras com pouco desenvolvimento muscular. Tem tendência a pele seca, e hábitos diários irregulares como dormir, comer, apetite e desejo sexual.

Tem sono leve, são facilmente perturbadas e propensas à insônia. Sua fala e movimento geralmente são rápidos, são falantes e desfrutam de todas as formas de comunicação. Eles não gostam de frio, vento ou ambientes secos e refrigerados, sentem frio facilmente e possuem extremidades de mãos e pés frias.
Mental e emocionalmente são rápidas. Aprendem com facilidade, porém não tem retenção do aprendizado. O dinheiro é gasto de forma rápida e impulsiva. Demonstram grande criatividade, inovação e sensibilidade.

São muitas vezes instáveis e impacientes, porém muito flexíveis e adaptáveis às mudanças. As pessoas com vata dosha muitas vezes se sentem ansiosos, preocupados ou estressados - especialmente diante de ambientes desconhecidos, apertados ou barulhentos.

 


Pitta: Tem tendência ao metabolismo rápido. São calorentas, transpiram bastante e sentem muita sede. Geralmente têm estrutura média, nem gorda, nem magra.  

 As pessoas de Pitta são inteligentes, competitivos e estratégicos. Por outro lado, Pitta tende a ser bastante ciumento e guardar mágoas. Pessoas deste dosha podem sofrer constantemente com alergia, febre, problemas de estômago e relacionados à inflamação.

Em temperamento, são extrovertidos, podem controlar suas emoções, porém podem tornar-se irritados, com raiva e descontrolados sob estresse. 

 O sono é moderado e não é facilmente perturbado. Os indivíduos com dosha predominante pitta falam e têm uma aversão ao calor e luz solar.


Kapha: Têm alto desenvolvimento muscular.  Eles apresentam excesso de peso ou ganham peso facilmente.  Retenção de líquido e problemas nas juntas são bem comuns nestas pessoas. Para combater, é preciso praticar exercícios e beber bastante água. Pessoas do tipo kapha têm um apetite moderado ou baixo e digestão lenta. Eles são propensos a dormir muito e excessivamente. Aqueles com kapha dosha não toleram ambientes úmidos e frios.

Em equilíbrio, são diplomáticos, amorosos e tolerantes. Em desequilíbrio, são preguiçosos, pessimistas e apegados ao passado. Um de seus costumes é buscar consolo na alimentação.

Eles aprendem lentamente, mas têm excelente memória.  Eles podem ser sentimentais, nostálgicos e românticos por natureza. Eles são altamente tolerantes e perdoam com facilidade. Eles preferem pertencer a um grupo, clube ou comunidade.