Fitoterapia

Conceito:

  Fitoterapia (do grego Phyton que significa planta, e Therapia, tratamento), é a ciência que estuda a utilização dos produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, seja para prevenir, para atenuar ou para curar um estado patológico. Planta medicinal é a planta selecionada e utilizada no tratamento de doenças. Produto fitoterápico é todo medicamento tecnicamente obtido e elaborado, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais com finalidade profilática, curativa, ou para fins de diagnósticos, com beneficio para o usuário.

 Utilização:   

   Há diversas formas de uso, que dependem da parte do vegetal a ser utilizada, do tipo de efeito desejado e da enfermidade a ser tratada. As plantas medicinais podem ser utilizadas sob a forma de infusão, decocção, maceração, tintura, extrato fluido, pomadas, cremes, xaropes, inalação, cataplasma, compressa, gargarejo ou bochecho.

   Pode ser utilizada associada a Iridologia Alemã, que permite reconhecer as tendências e fragilidades constitucionais de cada indivíduo, possibilitando a administração de fitoterápicos de forma individualizada para a prevenção e tratamento. De acordo com a queixa, patologia e constituição iridológica do paciente, é indicada uma formulação específica que atenda sua necessidade.

Benefícios:

  Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com a fitoterapia. Não é necessário apresentar sintomas e doenças, pois além de tratar problemas comuns e cotidianos, a fitoterapia também pode ser usada como método preventivo.