Massagens

 


A massagem é a aplicação do toque nos tecidos moles do corpo com fins terapêuticos. Sua utilização data dos tempos mais remotos - na China antiga, cerca de 1800 a.c, já existia como uma terapia e ela continuou a ser utilizada no Egito antigo, Pérsia e Japão até o século V d.c, quando Hipócrates descreveu as indicações e contraindicações da massagem.

Os estímulos em massagem podem ser realizados com aparelhos eletrônicos ou outros objetos, porém a utilização das mãos é considerado o método mais efetivo de aplicação. Isto se deve ao fato de o toque humano proporcionar uma troca muito mais positiva e eficaz do que um aparelho mecânico.

Os efeitos da massagem são muitos: além dos efeitos físicos como a diminuição da dor e o relaxamento muscular, existem ainda os efeitos reflexos - ou seja, o organismo libera e produz substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e relaxamento - e os efeitos psicológicos provenientes da atenção e do contato.

A utilização da massagem é contraindicada em ferimentos abertos, tecidos infectados e tecidos cancerosos.

As técnicas de massagem são diversas. Reflexologia, Acupressura, Massagem Clássica, Massagem Tailandesa, são apenas algumas das variações mais conhecidas. Cada uma delas utiliza-se de uma técnica diferente da outra, porém os resultados são sempre similares: relaxamento, bem-estar e uma deliciosa sensação de "ser cuidado".