Planta que auxilia na Diabetes.

11/03/2014 20:57

A Gymnema sylvestre, planta nativa da Índia e também conhecida como Gurmar (sânscrito) eSugar Killer (inglês), é considerada uma das mais poderosas ervas contra o diabetes. A redução dos níveis de açúcar no sangue e da hipoglicemia causadas pela ação da Gymnema foi documentada pela primeira vez na década de 1920. Sua ação hipoglicemiante natural é gradual, diferentemente de muitos medicamentos hipoglicêmicos tradicionais, que possuem efeito rápido. Além disso, a Gymnema sylvestre aumenta os níveis de insulina.

As folhas são utilizadas tradicionalmente por médicos Ayurveda para a redução do colesterol e triglicérides e para tratar a obesidade e o diabetes há vários séculos. A Gymnema sylvestre absorve o excesso de açúcar presente no organismo, agindo como um filtro. A planta é utilizada em tratamentos naturais de pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2. A erva suga o excesso de açúcar no sangue, regenera as células-beta no pancrêas e aumenta a produção de insulina. Além de tais efeitos antidiabéticos, a Gymnema também também reduz os lipídios, triglicérides e ácidos graxos livres no sangue. Isso proporciona grande benefício para diabéticos, vez que muitos possuem altos níveis de colesterol.

Segundo pesquisadores do Instituto de Farmacologia e Toxicologia dos Estados Unidos, “a terapia farmacológica atual para o diabetes tipo 2 reduz o risco de complicações, mas não é capaz de alcançar uma normalização de longa duração da desordem metabólica.”

A Gymnema sylvestre também pode diminuir o desejo por carboidratos e açúcar. Quando as folhas da Gymnema ou o extrato de ácido gimnémico da planta é consumido via oral, os alimentos açucarados tendem a perder a sua doçura por períodos curtos, de cerca de uma hora, o que torna a planta uma boa alternativa natural para aqueles que pretendem reduzir o apetite por alimentos doces ou mudar hábitos alimentares. Com o avanço da ciência e o maior interesse em estudos químicos da planta, a Gymnema sylvestre pode representar no futuro a maior esperança de cura para o diabetes mellitus.

 

https://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/gymnema-silvestre-ervas-diabetes.html