Mandalas

 

Mandala é uma palavra da língua sânscrita que quer dizer círculo.

Possui outros significados como círculo mágico, concentração de energia, ou diagrama circular. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, integração e harmonia.

A mandala pode ser utilizada de vários modos: desenvolvimento pessoal, harmonização de pessoas e ambientes, rituais, dança, decoração, arte, arquitetura.
Serve para ativar, energizar, irradiar, concentrar, absorver, transformar, transmutar  e espiritualizar as pessoas que trabalham com elas, um ambiente que se quer fazer especial ou até mesmo para algo que se quer alcançar.

Na área terapêutica foi Jung quem trouxe as mandalas para os consultórios. 

Hoje em dia a mandala é usada na psicologia junguiana e transpessoal e por terapeutas que trabalham com desenvolvimento pessoal.

A mandala trabalha a pessoa nos aspectos: físico, emocional e energético.

•      No aspecto físico promove bem-estar, relaxamento e previne o estresse.

•      Emocionalmente, as mandalas pessoais podem trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza eventos que aconteceram, os que estão ocorrendo e os quer estão possivelmente  para acontecer.

Portanto a mandala nos promove: Auto conhecimento, Foco, Limite, Resgate de Conteúdos Inconscientes, Relaxamento, Dispersão, Concentração, etc.

 

Trabalhar com mandalas, é um trabalho simples, mas ao mesmo tempo profundo, pois as mandalas vão colocando, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontrava fora de lugar.

Jung diz que “a mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora”. Trabalhar com mandalas promove relaxamento psicofísico pela postura ao desenhar, pela contemplação, e pela meditação que o próprio fazer proporciona. Ainda desenvolve centramento, atenção, concentração, percepção e a intuição.

 

Mandala com desenhos mais angulares.

 

 

Mandala com desenhos mais circulares.

Mandala mista.