Respirações / Pranayamas

Uma disciplina que podemos criar a partir das respirações para ajudar na meditação é um método de 4 semanas, onde você vai aumentando a quantidade de respirações a cada semana, é um processo gradativo que exige dedicação e concentração.

Com o passar da prática você sentirá os benefícios.

Passos importantes: Use roupas confortáveis, escolha um local para a prática, onde você se sinta bem, pode ser feito deitado, sentado na cadeira, sentado no chão, em qualquer lugar desde que você esteja confortável.

Dicas: Estabeleça um horário do seu dia para fazer a prática, isso é importante para criar uma disciplina. Prepare o ambiente, torne a prática um momento de bem-estar para você!

1° Semana: Você irá fazer somente três respirações, não faça correndo, nem com o foco em outra coisa. Sente-se, concentre-se, preste atenção em como sua respiração está naquele momento, feche os olhos e então comece a contar as respirações. Conte somente 3, se achar que são poucas você poderá faze-las durante o seu dia, ou então fazer alguns ciclos de 3 respirações.

Observe o que sentiu.

2° semana: Você irá fazer 7 respirações agora. Siga os mesmos critérios anteriores.

3° semana: São 14 respirações, caso você se perca no meio do caminho volte e comece a contar do 0.

4° Semana: 21 respirações. Lembre-se que até aqui você reservou um horário do seu dia, pode ser ao acordar, antes de dormir, quando preferir, reservou um local e o preparou para a meditação. Caso se perca na contagem, volte e comece do 0. É importante não se perder na contagem para que exercite a atentividade, foco e concentração.

 

Depois dessas semanas você verá que cada vez mais terá foco e atenção nas coisas cotidianas, não pare a prática, crie uma disciplina e introduza essa meditação na sua vida, rapidamente verá os benefícios.