Dor ciática, o que é, o que causa, como prevenir e tratar.

08/03/2018 18:31

dor ciática é uma dor bem chata e persistente, ela se localiza ao longo do nervo ciático, se origina na raiz da coxa, uni ou bilateral, ela passa do joelho e atinge toda a extensão do nervo ciático. Se você já sofreu com essa dor ou está sofrendo sabe muito bem como ela é e o quanto incomoda. Vamos explicar aqui um pouco sobre essa dor, como ela se origina, as causas, sintomas e tratamento. Por isso se está com esse problema podemos te ajudar.

A dor que começa na região lombar, passa pelo quadril, nádegas e vai até a parte mais baixa das pernas, pode ser de uma ou das duas. Este nervo é o mais longo de todo o corpo, ele liga o dedão do pé até a região lombar, ou seja, muito grande mesmo. Se você apresentou dor ciática é importante ficar atento, pois esse nervo é importante assim como todos os outros e dores nele devem ser tratadas com atenção.
 

Ciática: É o nome dado a qualquer tipo de dor resultante da irritação do nervo ciático. Qualquer coisa que irrite este nervo pode causar dor que vai de moderada a severa. Geralmente ocorre a partir de uma raiz nervosa comprimida na lombar inferior da coluna. Muitas vezes o termo ciática é confundido com uma dor nas costas. No entanto, a ciática não está limitada apenas a esta região.

Anatomia do nervo ciático

nervo ciático é o mais longo e também o maior nervo no corpo humano. Ele vai da região inferior das costas, pelas nádegas e desce para as pernas terminando abaixo dos joelhos. Este nervo controla diversos músculos na parte inferior das pernas e permite que esta área seja sensível ao toque.

ciática não é, de fato, uma condição mas um sintoma de outro problema envolvendo o nervo ciático.

De acordo com o dicionário médico MediLexicon, ciática significa “dor na parte inferior das costas e quadril irradiando para a parte de trás da coxa, inicialmente atribuída a uma disfunção no nervo ciático (de onde surgiu o termo), mas agora reconhecidamente atribuída geralmente à hérnia discal comprimindo uma raiz nervosa, normalmente a quinta vértebra lombar ou a primeira vertebra sacral”

Anatomia da coluna vertebral

dor ciática é um sintoma comum de várias condições médicas diferentes, o mais conhecido sendo uma hérnia de disco. Outras causas comuns incluem a síndrome do piriforme.

A coluna espinhal é formada por três partes:

Vértebra: Ossos individuais na espinha que protegem nervos subjacentes

Nervos

Discos

Um disco é formado por tecidos fortes e resilientes (cartilagem) e agem como uma almofada entre cada vértebra e permitem que a espinha seja flexível. Uma hérnia de disco ocorre quando o disco é temporariamente colocado fora do lugar e pressiona o nervo ciático.
 

Em muitos casos de ciática não há uma causa óbvia. Qualquer coisa que irrite o nervo ciático pode produzir a dor ciática. No entanto, é sabido que a tensão entre a combinação músculos, juntas e ossos pode levar a ciática, e é por isso que essa condição é mais comum em pessoas acima dos 40.

Quando acontece a dor

dor pode aparecer por diversos motivos, mas acontece quando o nervo fica irritado por causa de uma inflamação, deslocamento do disco intervertebral, por uma compressão externa, por uma contratura do músculo piramidal ou por causa da hérnia de disco na coluna lombar. Resumindo, qualquer tipo de dano no nervo ciático pode causar a inflamação e consequentemente a dor.

Geralmente o distúrbio ocorre dentro do canal espinhal, mas não é uma regra e dependendo do problema que originou a dor, ela vai começar em qualquer lugar. Vamos conhecer outras causas que podem gerar a dor ciática:

Trauma

Tumores

Deslizamento de vértebras

Estenose da coluna lombar

Anomalias congênitas

Síndrome do músculo piriforme

Osteoartrite

Fratura pélvica

Infecções pelo vírus do herpes

Como você pode conferir, as causas são muitas e você precisa ficar atento se algum dos problemas citados aparecer. É claro que alguns problemas não vão originar a dor, ou seja, você pode ter catapora ou diabetes e nunca ter dor ciática. Só algumas causas citadas que vão causar com certeza o problema como o trauma ou ou fratura no local.

Tipos de Ciática

Há dois tipos de ciática, elas são:

Dor Ciática Aguda

dor ciática aguda normalmente não requer tratamento profissional.

Os sintomas podem ser reduzidos significativamente com o uso de medicamentos analgésicos que não necessitam de receitas combinados com bolsas de água quente e fria e exercícios.

A acupuntura auxilia nesse tipo de dor aguda, por estimular a analgesia e ter ação anti-inflamatória e relaxante. Diminuindo o quadro de dor juntamente com as outras terapias.

Dor Ciática Crônica

dor ciática crônica, por outro lado, muitas vezes necessita de fisioterapia, acupuntura, que pode incluir exercícios, esquentar o local da dor e outras técnicas. 

dor ciática aguda pode durar de 4 a 8 semanas, enquanto a ciática crônica pode persistir por muito mais tempo.

Fatores de risco para dor ciática

Também existem alguns fatores de risco e se você estiver dentro dos fatores que citaremos é melhor ficar atento e mudar seus hábitos se for o caso. O primeiro fator de risco é a idade, nesse caso você não pode mudar, é claro, mas esse é um fator que deve ser levado em consideração e você deve ficar atento.

Nossa coluna vertebral sofre muito com o passar dos anos e por causa disso muitas pessoas idosas tem problemas relacionados à coluna como a hérnia de disco. Um outro fator, e esse já pode ser mudado, é a obesidade. A obesidade causa diversos problemas e é um grande fator de risco para muitas doenças e com a dor ciática não é diferente. O excesso de gordura pode aumentar a pressão sobre a coluna e causar danos nos músculos e ligamentos, isso provoca a lombalgia que já falamos aqui e pode levar a ciática também.

Outros dois fatores que podem contribuir para a dor ciática são o sedentarismo e a jornada intensa de trabalho. Se você tem um trabalho muito puxado, precisa levantar muito peso exigindo mais das costas, é bom ficar atento. Pessoas que ficam muitas horas no volante também podem apresentar a dor ciática. E se você é daqueles que passa o dia sentado na frente do computador, chega em casa e senta na frente da TV e não faz mais nada, esse sedentarismo pode futuramente causar dor ciática e lombalgia.

Os sintomas e tratamento da dor ciática

É claro que o principal sintoma é a dor, são pinçadas ou espasmos de dor na parte do quadril ou ao longo do nervo ciático. A dor geralmente é uma pontada ou queimação, algumas vezes ela começa leve e vai aumentando gradualmente. Em alguns casos piora durante a noite ou quando se faz alguns movimentos (como uma abertura excessiva da perna ou flexão da perna). A dor ciática pode também causar outros sintomas como fraqueza nos músculos, sensibilidade e formigamento na perna ou pé.

Mas não podemos falar exatamente todos os sintomas causados pela dor ciática, pois eles podem variar muito dependendo da lesão e do que causou o problema. Como já vimos, são muitas as causas e os sintomas podem aparecer de formas diferentes. Além dos sintomas que já citamos existem outros a em alguns casos a dor é tão forte que o paciente não consegue mexer a perna ou quadril, sendo esse também um importante sintoma para o diagnóstico diferencial.

Geralmente a dor acontece em apenas um lado da perna, são poucos os casos que o paciente apresenta a dor nos dois lados. Essa dor e dormência também pode variar o local. A dor pode acometer e se concentrar no quadril ou em outra parte do membro inferior, até porque como já falamos a área de inervação do nervo ciático e seus ramos pode se estender até o dedão do pé.

Em alguns casos a dor também aparece na parte posterior da panturrilha e até na planta do pé, quando isso acontece o problema pode ser confundido com outros, por isso é muito importante procurar um médico e fazer o exame corretamente para descobrir a real causa da dor. Nunca faça um tratamento caseiro sem saber o problema, você pode tratar algo que não precisa e não tem relação nenhuma com a dor que você está sentindo.

O que fazer com a dor do ciático?

Assim que você sentir a dor é importante procurar um médico e fazer uma consulta, você não precisa procurar um médico especialista, até porque você não sabe o seu problema.

Assim que chegar ao médico especialista ou clinico explique seu problema, não deixe de contar quando começou, onde ocorre a dor e dizer se tem algum problema de saúde. Falar que é sedentário ou que trabalha carregando peso também é importante, então cite tudo o que puder e que você perceber que vai ajudar o médico a concluir seu problema.

Como é o diagnóstico da ciatalgia?

Se os sintomas de dor ciática são leves e não duram de quatro a oito semanas, provavelmente você está experimentando dor ciática aguda e atendimento médico geralmente não é necessário, uma vez que problema tende a resolver sozinho.

Um histórico médico completo pode ajudar a acelerar o diagnóstico. Os médicos também terão que realizar exames básicos (prestando a atenção para as pernas) que se estendem do nervo ciático. A dor aguda para baixo da perna durante a execução destes exames geralmente indica ciática.

Se a dor persistir por mais de quatro a oito semanas, exames de imagem tal como um raio-X ou ressonância magnética, podem ser necessários para ajudar a identificar o que é que está comprimindo o nervo ciático e causando os sintomas.

Como é o tratamento da dor ciática?

Depois que identificar a causa, é preciso corrigir o problema que causou a inflamação do nervo. Em muitos casos o tratamento pode ser simples, o médico vai recomendar o uso de analgésicos para aliviar a dor, você vai precisar aplicar calor ou gelo na área que está sentindo a dor. Em alguns casos vai precisar de anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura ou uma outra terapia que auxilie o processo.

A fisioterapia é um ótimo tratamento para a dor ciática, visando o alongamento e fortalecimento da musculatura da coluna e das pernas, para diminuir os efeitos da dor ciática. Geralmente, não é recomentado o repouso absoluto, muitas vezes você vai querer ficar parado, mas o repouso pode prejudicar. É interessante reduzir um pouco a atividade nos primeiros dias, ou seja, fazer um repouso relativo, mas retomar sem nunca parar.

Acupuntura é uma ótima opção complementar para dores da coluna e da perna devido a compressão do nervo ciático, podendo ajudar no relaxamento da musculatura, e a acupuntura tem também efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que poderão complementar o tratamento.

A Naturologia dispõem de algumas técnicas, como ventosas, eletroterapia, aromas, fitoterápicos, massagens, que podem auxiliar e tratar as dores ciáticas. Diminuindo o processo inflamatório e promovendo relaxamento da musculatura.