Especiarias e seus benefícios na saúde.

30/01/2018 12:25

 

O uso de ervas e especiarias tem sido muito importante ao longo da história. Muitas delas foram utilizadas muito antes por suas propriedades medicinais, e não pelo seu valor culinário. Além disso, a ciência moderna tem mostrado que muitas delas oferecem notáveis propriedades e benefícios para a saúde. Por isso, é tão importante sua presença na cozinha moderna.

Com a exceção do sal, grande parte dos temperos que utilizamos nos nossos alimentos vêm das folhas frescas ou secas das ervas aromáticas.

Que partes das plantas são as especiarias? São os brotos, frutos, folhas, bagas, raízes ou cascas normalmente secas, provenientes de plantas oriundas das regiões tropicais. Possuem, essencialmente, a função de tornar a digestão mais eficaz e fornecer sabores mais complexos aos pratos.

Cada sabor, segundo a Medicina Chinesa tem uma ação terapêutica específica no organismo. 

Alimentos ácidos: adstringem, contraem a energia para dentro.

Alimentos amargos: secam as mucosas, favorecem a descida/drenagem e evacuação.

Alimentos salgados: em quantidade moderada, lubrificam e hidratam o organismo.

Alimentos doces: fazem crescer, tonificam e hidratam. São o centro da alimentação. *Não é açúcar refinado, são alimentos doces como a cenoura por exemplo.

Alimentos picantes: estimulam da digestão, aceleram o metabolismo e fazem transpirar.

 

A maior parte das ervas aromáticas e especiarias tem como função aquecer o corpo, como o GENGIBRE, A PIMENTA, O CRAVO-DA-ÍNDIA, CANELA, NOZ MOSCADA.

 

CANELA

 

A canela reduz os níveis de açúcar no sangue e tem um importante efeito anti-diabético.

 

O valor da canela é dado pelo cinamaldeído, que é o verdadeiro responsável por suas propriedades medicinais. A canela é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a inflamação e tem sido demonstrado que pode reduzir o colesterol e triglicerídeos no sangue.

Mas onde realmente se destaca a canela é o seu efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. E isso pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue através de vários mecanismos, incluindo a desaceleração do metabolismo de carboidratos no trato digestivo e melhorando a sensibilidade à insulina.

Estudos têm mostrado que a canela pode reduzir a glicemia em jejum entre 10% e 30% em pacientes diabéticos, que é uma quantidade muito importante nestas pessoas. A dose que se considera mais eficaz é de meia a 2 colheres de chá de canela por dia.

SÁLVIA

A sálvia pode melhorar a função cerebral e a memória.

Desde a Idade Média, a sálvia é conhecida por suas propriedades curativas, e inclusive foi utilizada para prevenir pragas. Na atualidade, as pesquisas têm demonstrado que a sálvia pode melhorar a função cerebral e a memória, especialmente em pessoas com Alzheimer. Esta doença vem acompanhada por uma diminuição do nível de acetilcolina, um mensageiro químico presente no cérebro. A sálvia inibe a degradação da acetilcolina. Da mesma forma, outros estudos demonstraram que a sálvia pode melhorar a função da memória em pessoas saudáveis, jovens e adultos.

MENTA

A menta alivia a dor na síndrome do intestino irritável e pode reduzir as náuseas.

A menta tem uma longa tradição de uso na medicina popular e aromaterapia. Como no caso de outras ervas, é o componente oleoso que contém o responsável pelos efeitos benéficos sobre a saúde. Muitos estudos demonstraram que o óleo de menta pode melhorar o controle da dor na síndrome do intestino irritável. Parece que relaxa a musculatura lisa no cólon, o que alivia a dor experimentada durante a defecação. Também ajuda a reduzir o inchaço abdominal, que é um sintoma comum da digestão.

Por outro lado, a menta ajuda a combater as náuseas em mulheres grávidas, como em partos cesarianos e após a cirurgia.

CÚRCUMA ou AÇAFRÃO

A cúrcuma contém curcumina, uma substância com efeitos anti-inflamatórios poderosos.

A cúrcuma é uma especiaria que dá ao curry a sua cor amarela. Contém vários compostos com propriedades medicinais, o mais importante dos quais é a curcumina.A curcumina é um poderoso antioxidante que ajuda a combater o dano oxidativo. Isto é importante, porque se acredita que o dano oxidativo pode ser um dos mecanismos chave por trás do envelhecimento e muitas doenças. A curcumina também é um poderoso anti-inflamatório, até o ponto em que coincide com a eficácia de alguns fármacos anti-inflamatórios. Uma vez que em longo prazo, a inflamação de baixo nível desempenha um papel importante em quase todas as doenças crônicas, não é surpreendente ver que a curcumina está ligada a uma grande variedade de benefícios para a saúde.

Os estudos sugerem que pode melhorar a função cerebral, lutar contra a doença de Alzheimer, reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, e aliviar a artrite, para citar alguns poucos efeitos positivos para a saúde.

MANJERICÃO

O manjericão “sagrado” combate infecções e aumenta a imunidade.

Não deve ser confundido com outros tipos de manjericão, o manjericão sagrado é considerado sagrado na Índia. Diferentes estudos têm mostrado que este tipo de manjericão pode inibir o crescimento de uma série de bactérias, leveduras e bolores. Outra pesquisa demonstrou que estimula a função do sistema imunológico, mediante o aumento de certas células imunes no sangue. Do mesmo modo, está também relacionada com uma redução dos níveis de açúcar no sangue antes e depois das refeições, assim como o tratamento da ansiedade e da depressão associada com a ansiedade.

 

Fontes de livros: Dicas de saúde, medicina natural, medicina tradicional chinesa, medicina ayurveda.