Tratamentos Naturais para dores de cabeça e enxaquecas

07/03/2017 21:31

A dor de cabeça ou enxaqueca é uma dor de cabeça intensa, geralmente de um lado, muitas vezes acompanhada de náuseas, fraqueza e problemas de visão. Cada episódio pode durar de 2 a 48 horas. É mais comum em mulheres. Geralmente existem alguns fatores que funcionam como gatilho para o início da dor. Os sintomas são controlados com o tratamento e a duração dos ataques geralmente diminui com o tempo.

Remédios Caseiros Para Dor de Cabeça:

1.Remédio para aliviar a dor de cabeça com camomila:

A camomila é muito boa para muitas coisas, uma delas, aliviar dores de cabeça. Coloque um punhado de camomila em ½ litro de água fervendo. Aguarde 10 minutos e coe. Adicione algumas gotas de limão antes de beber.

2.Chá de limão:

Um dos benefícios para a saúde do chá de limão é que alivia a dor de cabeça. Pode ser feito um mix de limão camomila e gengibre.

3.Bolsa com gelo:

Este remédio é muito popular e muito eficaz para eliminar a dor de cabeça. Em uma bolsa coloque vários cubos de gelo. Coloque a bolsa na cabeça, deite e tente relaxar.

4.Camomila fria para eliminar a dor de cabeça:

Novamente a camomila, mas desta vez fria. Faça um chá de camomila e deixe alguns cubos de gelo até ficar bem gelado. Molhe um pano na camomila e coloque nas pálpebras durante 20 minutos.

5.Massagem:

Existem três pontos­ chave que devem ser massageados para aliviar a dor de cabeça. Acima dos olhos, nas têmporas e na base do nariz.

6. Óleo essencial de lavanda para dor de cabeça:

Faça uma massagem com duas gotas de óleo de lavanda na base do crânio, nas têmporas e atrás das orelhas. Tenha cuidado para que não entre nos olhos.

7. A alcachofra:

Se você sofre regularmente de dores de cabeça, um bom remédio é incorporar alcachofras em sua dieta. A alcachofra é muito boa para combater os males do fígado e muitas vezes a dor de cabeça tem sua origem no fígado.

8. Hidroterapia:

Dobre um pano e mergulhe em água morna, escorra. Aplique no pescoço por dois minutos. Repita o procedimento, mas com uma toalha mergulhada em água fria. Repita o procedimento durante 15 minutos.

9. Banho de pés:

1 colher de chá de mostarda, 1 xícara de água, 2 punhados de sal marinho. Dissolva o sal e a mostarda em água quente. Coloque em um recipiente e mergulhe os pés. Para melhores resultados alterne entre um recipiente com água fria e outro com água quente. Ao ativar a circulação a dor de cabeça será aliviada.

10. Remédio para dor de cabeça com hortelã:

Adicione três gotas de hortelã e sete de óleo de lavanda a um vaporizador ou uma tigela com água muito quente e, em seguida, inale. Você também pode colocar duas bolsas molhadas de chá de hortelã sobre as pálpebras fechadas por cinco minutos.

Remédios Caseiros Para Aliviar a Enxaqueca

1.Gengibre:

O gengibre pode ser muito eficaz para aliviar e prevenir uma enxaqueca. Esta especiaria tem sido usada por muitos anos e em muitas culturas como um remédio caseiro para aliviar as dores de cabeça e as náuseas. Acredita­-se que o seu poder é que o gengibre atua como a aspirina, porque bloqueia a síntese de prostaglandina, uma substância que ajuda a controlar a inflamação no corpo. Recomenda­-se que quando estão começando os flashes visuais (aura), que geralmente é um sinal de que a enxaqueca vai começar, tome um terço de uma colher de chá de gengibre em pó agitado em um copo de água.

Você também pode tomar um chá de gengibre, pode adicionar nesse chá gotas de limão, ou até mesmo um mix de gengibre e camomila.

2. Aromaterapia para aliviar enxaquecas:

Em uma panela com água fria, coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Umedeça um pano com água e coloque no pescoço ou na cabeça.

Também podem ser feitas as massagens com óleo essencial de lavanda, nas têmporas e pescoço, como descrito na lista acima.

3.Comer Bananas

Comer bananas pode contribuir para o alívio dos sintomas de dor de cabeça. A banana é rica em potássio e magnésio, o que são nutrientes essenciais para tratamento de enxaquecas.

4.Consumir Laranjas

As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C.

A vitamina C tem propriedades reconhecidas por contribuir significativamente para o alívio dos sintomas de dor de cabeça.

5.Plantas medicinais para o tratamento:

Para desintoxicar e relaxar o sistema nervoso: cavalinha, chapéu-de-couro, melissa e dente-de-leão. (fazer um mix dessas ervas) Beber três ou quatro xícaras ao dia. Pode-se usar essas ervas associadas, durante quatro dias e, por dois dias, água com limão e gengibre.

 

LEMBRETE:

Tudo em excesso faz mal, modere no óleo essencial de lavanda, uma gotinha é suficiente para massagear o rosto.

Modere nos chás, plantas naturais em excesso podem sobrecarregar o organismo, consulte sempre um especialista, fitoterapeuta, para saber se cabe no seu caso essas plantas.

Acompanhe com seu terapeuta, naturólogo, nutricionista, médico, a enxaqueca, nunca tente fazer um tratamento sozinho.

 

IMPORTANTE:

Leia a matéria postada aqui no site sobre o tratamento de dores de cabeça e enxaquecas com a Acupuntura.

Complementando as sessões de acupuntura com esses cuidados em casa, a enxaqueca e dores de cabeça serão passado em sua vida.

https://www.padmananda.com/news/acupuntura-no-tratamento-de-dores-de-cabeca-e-enxaqueca/