Uso do gua sha na Medicina Chinesa.

15/03/2018 23:07


Definição

GUA - Movimento da técnica: arranhar, escovar, raspar.

SHA - Exteriorização da doença: sinal ou mancha subcutânea.

É uma técnica popularmente usada na China, consiste em estimular a superfície da pele mobilizando assim o QI (energia) e XUE (energia do sangue), promovendo a eliminação da energia perversa e de toxinas acumuladas no organismo, reequilibrando a energia e restabelecendo a saúde.

Os estímulos são realizados através de uma placa, que pode ser feita de jade, osso polido, madeira ou rochas vulcânicas.

Origem:

Acredita-se que o Guasha tem origem na observação dos animais que lambiam seus próprios corpos pra aliviar alguma dor, na China, também era muito usada pelos camponeses. Como não tem efeitos colaterais, era usada para tratar doenças de fatores externos (frio, calor, umidade) como artrites e dores lombares.

Mecanismo de ação:

A raspagem promove vasodilatação do local, melhorando o fluxo de sangue e assim também o transporte de oxigênio e nutrientes na pele, nervos, músculos e tendões. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a ação de raspar a superfície da pele com Guasha mobiliza a energia estagnada, o QI perverso,  promovendo a liberação do xue estagnado ou energia sanguínea.

Ao aplicarmos a técnica podemos notar a reação imediata na pele que se manifesta por uma hiperemia local (manchas, vermelhidão, petéquias), dependendo muito do estado de saúde do interagente, pode haver diferentes tipos de cores, formas ou tamanhos.


Benefícios:

Promove a circulação e melhora a micro circulação. 

Estimula o metabolismo

Elimina toxinas do corpo

Fortalece o sistema imune


Indicações:

Tratamentos estéticos

Dores musculares

Dores lombares

Toxidade no sangue

Sinusites

Enxaqueca

Reumatismo


Contra indicações:

Feridas

Tumores

Gestantes

Queimaduras

Varizes

Inflamações agudas


Fonte imagem: faculdade ebramec