Ansiedade e a Naturologia

05/05/2017 12:08

Compreender a ansiedade somente como um “desequilíbrio emocional” é ficar na superfície do assunto. É só ver a ponta do iceberg, pois biologicamente ela nos acompanha desde sempre, desde os começos da nossa existência animal e é um complexo mecanismo que possui uma importância tremenda para nossa adaptação á realidade e as circunstâncias. Tanto que sem ansiedade, estima-se que não estaríamos aqui.

Definição da Ansiedade

A ansiedade é a forte sensação psicológica, caracterizada por um estado de humor desconfortável, ”abafamento” ou angústia, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável e inclui manifestações somáticas e fisiológicas e também psíquicas.

Angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento. Tem conotação mais corporal e mais relacionada ao passado. ”(Dalgalarondo, 2008)

A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.

A parte boa da ansiedade

Podemos considerar a ansiedade como uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um sinal que nos prepara para enfrentarmos um desafio. E assim, considerando a nossa capacidade fisiológica de nos adaptarmos às diversas circunstâncias através da Ansiedade, falamos em Ansiedade Normal.

Perante qualquer situação de estresse, como por exemplo, a iminência de uma batida de carro, o cérebro nos ajuda, com a liberação de neuro-hormônios de ação imediata, para ter reações rápidas e precisas no volante, amplia nossa percepção e melhora a visão periférica, aumenta a força muscular e concentra nossas sensações no fato estressor em questão. Esses neuro-hormônios poderão ser a diferença entre a vida e a morte. Ajudam-nos a adaptarmos a situações extremas para assim poder resolver as situações estressantes. A ansiedade se comporta como um sistema de resolução de situações de perigo; como se fosse um mecanismo de adaptação às diversas circunstancia que a vida agitada impõe.

Mas, assim como a Ansiedade melhora e muito nosso desempenho e a adaptação, ela possui limites e certo grão de eficiência. Ela nos ajuda e potencializa nossas respostas com o único limite das nossas reais possibilidades. Depois disso, depois de que o nosso organismo esgota seus recursos de adaptação, a falência da nossa capacidade de adaptação se verá acelerada, levando a exaustão do sistema todo.

Como a Naturologia poderá te ajudar?

Partindo do princípio que a Naturologia promove o tratamento da pessoa como um todo, em seus aspectos físico, mental, emocional, social, cultural e energético, identificar a causa da ansiedade é o primeiro passo.

Uma vez identificado, há diversas terapias que poderão lhe ajudar, tais como:

· Terapia Floral: Entendendo a origem da ansiedade é possível escolher quais são as essências florais mais indicadas para cada pessoa e assim, modificar o estado causador da ansiedade, gerando uma mudança comportamental, emocional e mental no indivíduo.

· Fitoterapia: Há diversas plantas que possuem princípios ativos com efeitos ansiolíticos, como por exemplo: mulungu, kava-kava, valeriana, passiflora, camomila, entre outras. De acordo com a avaliação do Naturólogo, ele identificará qual a melhor planta para cada pessoa.

· Aromaterapia: Da mesma forma que a fitoterapia, a aromaterapia atua com princípios ativos presentes nas folhas, flores e raízes das plantas e também na casca de alguns frutos. Alguns exemplos de óleos essenciais ansiolíticos são: lavanda, petitgrain, bergamota, gerânio, ylang-ylang, salvia slcarea, camomila e rosa. O Naturólogo também irá avaliar qual o melhor óleo essencial a ser utilizado para cada pessoa através do teste olfativo e das demais ações que cada óleo possui.

· Acupuntura e auriculoterapia: Através do reequilíbrio energético de pontos e meridianos específicos, a acupuntura e a auriculoterapia são terapias indispensáveis no tratamento da ansiedade.

· Calatonia: A calatonia é uma técnica de relaxamento profundo que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico. Através da aplicação de estímulos suaves em determinadas áreas do corpo onde há maior concentração de receptores nervosos, há uma regulação do tônus muscular e da atuação do SNC.

· DO-IN: O ato de pressionar determinados pontos de acupuntura no corpo, poderá ser uma terapia complementar ao tratamento realizado no consultório que o paciente executará durante a semana. Um ponto muito comum para o tratamento da ansiedade é o CS6 ou também conhecido como Pericárdio 6,  porém de acordo com a avaliação do Naturólogo outros pontos poderão ser indicados para complementar o tratamento.

· Pranayamas e meditação: Pranayama é o nome dado aos exercícios respiratórios realizados na prática do Yoga, e a Meditação é uma técnica que busca treinar sua mente para conseguir focar e se concentrar com mais facilidade, desacelerando sua mente do dia-a-dia. Caso você não conheça nenhum pranayama ou nenhuma técnica meditativa, não tem problema, apenas o fato de inspirar e expirar lentamente com a ajuda do diafragma procurando estar atento a sua respiração, deixando sua mente livre de pensamentos, já ajudará a reduzir sua frequência respiratória e cardíaca, deixando sua mente mais tranquila e desacelerada, pois mente acelerada é mente desequilibrada e para se livrar da ansiedade, é importante aprender a desacelerar a mente.