Acupuntura no tratamento de dores de cabeça e enxaqueca.

18/05/2015 17:42

O que é a Enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de doença que acomete entre 10% e 20% da população mundial e se caracteriza pela presença de dor de cabeça latejante, de localização unilateral e variável (pode ser nas têmporas, olhos, nuca) que dura de 4 a 72 horas, frequentemente acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, ruído, cheiros (sobretudo os adocicados) e precedida, algumas vezes, de alterações visuais.

A Acupuntura no Tratamento da Enxaqueca e de Dores de Cabeça.

"O estímulo no corpo causado pelas agulhas faz com que substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como endofirna e serotonina, sejam liberadas, equilibrando o funcionamento do corpo”. Se a técnica for realizada do jeito certo e por um profissional qualificado, esse equilíbrio pode ajudar no tratamento de diversas complicações, dores crônicas, enxaqueca etc.

A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:

- Ativando um circuito denominado sistema supressor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);

- Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);

- Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;

- Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.

O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!

A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las! Lembre-se: além do tratamento das crises propriamente ditas, sessões regulares de acupuntura podem ser eficazes no tratamento preventivo da enxaqueca, ou seja, na diminuição da frequência da dor de cabeça.

Quando é indicado o tratamento de acupuntura, os pontos escolhidos poderão estar localizados em qualquer parte do corpo, tais como: cabeça, tronco, mãos, pernas e pés. Muitos pontos não deverão ser os mesmos em todos os pacientes. Cada pessoa adoece de uma maneira diferente. Portanto, os pontos de acupuntura e tipos de estímulos a serem utilizados podem variar de uma sessão para outra e muitas vezes será colocada estimulação elétrica nos pontos sobre as agulhas para potencializar os efeitos da técnica.



Tenha sempre em mente: embora a acupuntura possa ser muito eficaz no tratamento do sintoma (dor de cabeça, náuseas, etc), ela (assim como as drogas) não trata a causa da enxaqueca. Por isso, associe sempre ao seu tratamento, mudanças saudáveis de hábitos e estilo de vida.

 

*Qualquer dúvida sobre o tratamento mais adequado para você ou sobre a acupuntura, entre em contato!