Como amenizar celulite e retenção hídrica.

21/01/2013 14:41

 

Como amenizar a celulite e a retenção hídrica

imagesCAOAY0SN

O problema da celulite e retenção hídrica está muito ligado à má alimentação e à falta de exercícios físicos. As substâncias retentoras de água podem agravar a celulite. Um exemplo dessas substâncias é o sódio, mineral presente no sal, e encontrado em alimentos industralizados como molhos e temperos tais como caldos de carne, molho de tomate, mostarda, katchup, molho inglês, shoyo, etc. e, nas comidas congeladas.

sal

A lactose, que é o açúcar presente no leite, também pode causar a celulite e a retenção hídrica, além dos alimentos derivados do leite serem ricos em gordura. Por isso, quando se tratar de laticínios, prefira os alimentos na versão light e com teor de lactose reduzido. As gorduras também são potencializadoras do processo uma vez que geram o aumento de adipócitos (células do tecido adiposo) e aumento de peso.

gorduras

Algumas dicas para prevenir a celulite e a retenção hídrica:

1- Prefira fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como o lagarto, maminha, fraldinha e patinho. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.

2- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizza, molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes, massas, pipoca.

3- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral,  macarrão, batatas e frutas. Se tiver vontade de comer um doce, opte pelas frutas.

frutas4- Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos. Atenção ao rótulo dos alimentos e prefira alimentos com teor reduzido de sódio. Substitua o sal por temperos naturais, o que contribui para amenizar a gordura localizada e a retenção hídrica.

5- Alimentos ricos em iodo devem ser sempre incluídos na dieta anti-celulite, pois é a matéria prima que dá energia à tireóide, responsável pelo índice de processo metabólico onde o alimento é transformado em energia. Quando esse processo sofre alguma falha, gorduras indesejáveis podem ser armazenadas levando ao processo alcachofrainflamatório caracterizado como celulite. Fontes: alcachofra, agrião, alface, algas, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.

6- Os produtos carregados de gordura saturada e trans, como carne gorda, fritura, margarina e biscoitos recheados também devem ser evitados pois são feitos com farinha branca e gordura vegetal hidrogenada, uma mistura que potencializa o armazenamento de gorduras maléficas à saúde.

7- Evite os carboidratos refinados, doces, macarrão e pão feitos com farinha branca.

8- Evite bebidas ricas em cafeína e gaseificadas.

Alimentos que podem funcionar como auxiliadores no combate à celulite:

- Azeite de oliva: associado à linhaça, torna-se mais potente e tem ação anti-inflamatória. Prefira a versão extra-virgem.

imagesCA5UUI6B

- Castanha-do-Pará: fonte de selênio, importante mineral antioxidante contra os radicais livres que podem causar lesão e envelhecimento das células.

castanha do para

- Arroz integral: por ser rico em fibras, ajuda na digestão do açúcar e regula o intestino além de conter também  vitaminas do complexo B que participam do metabolismo energético e minerais (magnésio e cromo).

arroz integral

- Folhas verde-escuras: melhoram a  circulação e desintoxicam o organismo.

folhas

- Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

lima da persia

- Aveia: rica em silício, previne a formação da celulite reorganizando as fibras de sustentação da pele. Rica em fibras solúveis, auxilia no controle do colesterol e triglicérides.

aveiaObservação:

Uma boa opção é a ingestão de chás de algumas ervas que ajudam a reduzir o apetite, ativar o metabolismo, estimular a circulação sanguínea, prevenir retenção hídrica e depósitos de gordura nas artérias.

Receitinha:

Em um recipiente coloque uma colher de chá das seguintes ervas: cavalinha, espinheira santa, carqueja, abacateiro, alcachofra, hibisco, chá verde. Ferva um litro de água filtrada e despeje sobre as ervas. Deixe tampado por 10 minutos antes de coar. O ideal é preparar uma dose a cada dia para utilizar a infusão bem fresca, e procurar não consumir o chá após 48 horas de preparo. Recomenda-se não adoçar e o consumo de 6 xícaras diárias pode trazer bons resultados, auxiliando no emagrecimento.

Fonte:https://www.viva50.com.br