Escolas utilizam florais para harmonizar comportamento

20/05/2013 17:26

É maravilhoso ver trabalhos assim se discipando na comunidade.

Confira a reportagem completa em: https://www.guaruja.sp.gov.br/escolas-utilizam-florais-para-harmonizar-comportamento

 

Trabalhar a questão emocional dentro e fora das escolas, ajudando alunos, professores, funcionários e pais em processos depressivos, hiperatividade e convivência com o outro. Este é o objetivo do Projeto Florais na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação, por meio da Casa do Educador, nas unidades de Ensino Infantil e Ensino Fundamental de Guarujá.

 

O uso dos florais não dispensa o tratamento médico. Nestes casos, é feita uma associação e, se houver necessidade, o trabalho é realizado em conjunto com psicólogos. A utilização por parte dos alunos é conforme seu comportamento, mediante conversa com os professores e a autorização dos pais.
 
Os resultados são positivos e a dedicação dos profissionais é recompensada com as mudanças de comportamento que ocorrem entre os usuários. Casos de estresse, sono conturbado, ansiedade e depressão são tratados com as gotinhas, procurando sempre a causa do problema. É um trabalho amplo que visa à contemplação de todos de uma harmonização não só no ambiente de trabalho e de estudo, mas também no convívio com os outros em seu cotidiano.
 
“Nosso objetivo, neste projeto é que as pessoas possam lidar melhor com sua vivência com o outro”, disse Patrícia, ressaltando que cada unidade municipal possui um dia e horário dedicado aos trabalhos do projeto.
 
O Florais na Escola e desenvolvido de segunda a sexta em várias unidades de ensino da rede municipal (ver tabela). Já na Casa do Educador o atendimento é realizado às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, mediante agendamento. Informações pelo telefone 3386-4378.
 
Agenda
 
Segunda-feira – Escola Municipal Francisco Figueiredo, das 8 às 11h30 e E.M. Giusfredo Santini, das 18 às 22 horas.
 
Terça-feira – E.M. Constantino Michaello Conde, das 7h30 às 11h30; Anexo “Irmã Dolores”, das 13 às 17 horas e E.M. Maria Aparecida de Araújo, das 7 às 11 horas.
 
Quarta-feira – Neim Joana Mussa Gaze, das 13 às 17 horas, e E.M. Lucia Flora dos Santos, das 7 às 11 horas.
 
Quinta-feira – E.M. Adelaide Fernandes, das 13 às 17 horas; E.M. Franklin Delano Roosevelt, das 8 às 11h30 e E.M. Lucimara de Jesus Vicente, das 7 às 11 horas.
 
Sexta-feira – E.M. Osvaldo Cruz II, das 7h30 às 11h30.