Especiarias do dia a dia que nos ajudam!

20/09/2013 18:51

Podemos ter dentro de casa uma farmácia e não sabemos, confira abaixo algumas especiarias que irão te ajudar em diversas questões no dia a dia.
Aproveite e olhe também a parte de Alimentação segundo a Ayurveda, para que nenhuma dessas especiarias prejudique seu dosha.

 

Alho (allium sativum L.):

É uma erva muito útil para pessoas que tendem a acumular gases. Auxilia no tratamento de infecções e infestações de parasitas (verminoses), reduz a pressão arterial e estimula o sistema imunológico.

Propriedades: antibiótico, antiséptico, diaforético, antiespasmódico, antirobótico, antifúngico, antioxidante, ardioprotetor, hepatoprotetor, hipoglicemiante, antitumoral (particularmente em casos de câncer de cólon), hipotensor. Existem também registros de atividades analgésicas nos casos de nevralgia e antiviral contra herpes simples tipo 1 e 2.

Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias.

Outros: gripes recorrentes, candidíase (banho de acento), amigdalites bacteriana.

 

 

Assafétida: (hing):

Propriedades: carminativa, estimulante, anti-espasmódica. Pode ser utilizada no tratamento de asma, candidíase, ansiedade e nervosismo, enxaquecas e perturbações mentais diversas.

Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias. 

 

Cálamo (achorus calamus)

Propriedades: estimulante, expectorante e estomáquico. E sua utilização é indicada para desobstruir e sutilizar os sentidos e clarear a mente. Devido a este efeito, o vachá, como também é chamado, auxilia no tratamento de desequilíbrios mentais, tremores e convulsões.

Utilize: ½ colher diluído em mel para estimular a digestão. Pode ser acrescentado em pratos que contenham laticínios ou sorvetes e cremes.

 

Canela (cinnamomum zeylanicum):

Possui propriedade analgésica, antifúngica, expectorante, levemente diurética, carminativa, emenagoga e diaforética. Estimula a digestão, reduz cólicas menstruais e aumenta a insulina plasmática.Tem ainda propriedades inseticidas.

Externamente: na forma de óleo essencial diluído no óleo para massagem – aquece e estimula a circulação sanguínea local.

Utilize: em pratos doces e/ou com laticínios, com frutas e sorvetes.

 

Cúrcuma: (curcuma longa):

Tem sido amplamente utilizada no tratamento de hepatite e coadjuvante em diabetes. Outras indicações: inibe crescimento H-pilory, antialérgica, antibacteriana, antioxidante, antinflamatória, imunoestimulante, hipoglicemiante.

Utilize: em pratos gordurosos, frituras, legumes e carnes (para quem não segue uma dieta vegetariana).

Externamente: o pó de açafrão preparado em pasta (com água ou extrato de aloe vera) pode ser utilizado para tratar ferimentos, acne e feridas.

 

 

Gengibre (zingiber officinale):

Propriedades: muito estimulante, diaforético, carminativo e expectorante. Por suas propriedades antieméticas comprovadas, o gengibre é indicado para enjoos matinais e enjoos gestacionais além de ser um formidável tônico hepático, ajudando em casos de dores de cabeça de origem alimentar.

Indicações: gripes, dores de garganta, indigestão, constipação, retenção de líquidos, dores de cabeça, dores e inflamações articulares, sinusites, indisposição, letargia.

Utilize: Rale e refogado em óleo como se faz com a cebola, na forma de chá decocto antes e/ou após as refeições. Pode também aquecer e aromatizar sucos de frutas.

 

FONTE: www.saladeayurveda.com