Libido, entenda essa energia e aprenda como aumentá-la através da alimentação!

18/05/2015 15:56

O que é a libido?

De maneira geral, a libido é uma energia que pode ser canalizada para qualquer atividade. "Há uma visão muito ampla do termo; na sexologia, libido significa desejo sexual", diz o ginecologista e sexólogo Gerson Lopes. Ou seja: é ela que faz você querer transar. "O desejo tem uma parte física e outra que se manifesta através do lado psíquico, que controla nossos atos", afirma a psicóloga Sandra Vasques, do Instituto Kaplan. Para entender melhor, compare a libido à fome - ela faz com que você coma, da mesma forma que a libido leva à procura pelo sexo.

Que fatores podem diminuí-la?

As principais causas são emocionais, mas não se deve descartar outros problemas, como alterações hormonais. Conheça alguns dos motivos que podem diminuir seu desejo sexual:

Emocionais

Você pode não conseguir se envolver no relacionamento sexual por indiferença, descoberta de uma traição ou mágoa. Além disso, há fatores como baixa autoestima, falta de conhecimento do próprio corpo, preocupações em geral e a rotina na hora do sexo, que impedem novidades e surpresas.

Físicas

Mudanças hormonais na menopausa ou no pós-parto, diabetes, câncer e o uso de medicamentos, como antidepressivos e corticoides, podem levar à queda do desejo. "Mas, entre as causas orgânicas, a depressão e o estresse são os mais comuns", explica o ginecologista Gerson Lopes.

Alimentos que elevam a libido

Todos os ingredientes abaixo têm comprovada ação afrodisíaca.

Chocolate
Esse doce sensual contém feniletilamina, relacionada à liberação de endorfinas, o mesmo neurotransmissor do bem-estar que inunda seu corpo depois da atividade física. "O chocolate contém três substâncias - cafeína, teobromina efeniletilamina - que, juntas, aumentam a energia e a liberação de endorfina, podendo elevar a libido", afirma Mariana Garcia. Coma 30 g por dia, de preferência versões com mais de 70% de cacau.

Café
Ok, seu aroma não é lá tão afrodisíaco, mas a bebida tem algumas propriedades sensuais. Um estudo da Universidade Southwestern, nos EUA, mostrou que o sexo feminino fica excitado após ingerir café, estimulando a mesma parte do cérebro que regula a libido. Uma ressalva: para não afetar o sono, melhor não tomar sua xícara depois de certa hora. Se você tem problemas para dormir, adote o horário-limite das 14 horas - ou seja, o último gole deve ser depois do almoço.

Açafrão
Perfumada e de forte coloração amarela, a especiaria é extraída do miolo da flor Crocussativus e popular em pratos espanhóis. Pesquisadores descobriram que o açafrão eleva a libido - o que faz valer seu preço de R$ 32 por grama. A melhor maneira de realçar seu sabor é mergulhá-lo na água quente (mas não fervente) por 15 minutos e despejar esse líquido na receita. Trata-se do tempero ideal para pratos com arroz, como risoto epaella.

Melancia
A fruta suculenta tem alto nível do aminoácido citrulina, que seu organismo utiliza para liberar outro, a arginina, relacionado à saúde vascular. Segundo uma pesquisa da Universidade do Havaí, nos EUA, a arginina está ligada à ereção nos homens e à elevação da libido nas mulheres.

Frutos do mar: esses contêm zinco, que é um mineral eficaz na produção de testosterona, o hormônio responsável pelo impulso sexual. Além disso, possui alguns ácidos que são responsáveis pela liberação dos hormônios sexuais. As ostras, principalmente, pois contêm uma quantidade superior de zinco.

Amêndoas: vistas por muitos como símbolo da fertilidade, as amêndoas possuem ácido fólico e arginina – aminoácido que relaxa os vasos –, além de vitamina E.

Alcachofras: o alimento, na idade média, era inclusive proibido para as mulheres por causar o desejo sexual. Segundo Dr. Bartolomeo Boldo (1576) a alcachofra faz com que as mulheres se tornem mais desejáveis.

Morangos: os morangos, além de serem excelentes para o emagrecimento, ajudam ainda a aumentar o desejo sexual. Há muito tempo, o alimento é associado ao amor, sexo e sensualidade. Isso devido à quantidade de vitamina C, potássio e zinco que a fruta possui. Se fizer a mistura de morango com chocolate, então, o poder será ainda maior.

Pimenta: a pimenta é um alimento visto por muitos como um excelente tempero e, muitas vezes está associada a um símbolo sexual. Isso não é à toa, pois a pimenta possui capsaicina, um estimulante para o corpo que aumenta a sensibilidade das terminações nervosas, aumentando também a frequência cardíaca.

Gengibre: muito usado para temperar alimentos, o gengibre possui também propriedades afrodisíacas. Incentiva os sentidos pelo seu aroma, mas também ajuda a ativar o sistema circulatório e a aumentar o desejo sexual.

Mamão: apesar de muitas pessoas não pensarem no mamão como algo afrodisíaco, a fruta possui estrogênio aumentando o seu apetite sexual. Além disso, é um regulador do intestino, ajudando a manter um corpo mais bonito e saudável.

Mel: rico em vitaminas do complexo B – essas responsáveis pela produção de testosterona – e boro – acelera o metabolismo e o uso de estrogênio – o mel é também uma opção de alimento que, quando inserido em sua alimentação, pode aumentar o apetite sexual.

 

Confira algumas receitas para ajudar na Libido!

GENGIBRE

Ingredientes:

2 colheres de chá de gengibre descascado e cortado em tirinhas finas;

2 e ½ xícaras de água;

2 pedaços pequenos de canela em pau;

1 laranja;

2 cravos.

Ferver a canela com o gengibre e o cravo por quinze minutos, desligar o fogo e espremer a laranja nesse recipiente e adoçar a gosto, com mel. Beber quente.

 

CATUABA:

Faça a decocção de três cascas em meio litro de água por dez minutos em fogo baixo.

 

GINSENG:

Faça uma infusão com uma xícara de água e um punhadinho da erva seca, deixando por três minutos.

 

MARAPUAMA:

Esta árvore amazônica pode ser preparada assim: um pedaço da casca deve ser fervida em um litro de água por dez minutos em fogo baixo.

 *As ervas acima, podem ser compradas em lojas de produtos naturais, elas vem secas em saquinhos. Você pode misturá-las em um recipiente de vidro e fazer um chá com uma colher de sopa dessa mistura. 1L – 2 colheres de sopa.

 

Ervas Para Dar Mais Potência Sexual 

Ingredientes:

1 colher ( chá ) de ginseng em pó

1 colher ( chá ) de guaraná em pó

1 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã

1 e 1/2 xícara ( chá ) de mel 

Modo de Preparo: Esmague o hortelã e misture aos ingredientes até formar uma pasta. Coe e tome 1 colher ( sopa ) pela manhã.

 

Chá do Amor 

Ingredientes:

1 colher ( sopa ) de gengibre ralado

2 paus de canela

5 cravos da índia

1 litro de água

Modo de Preparo: Leve ao fogo todos os ingredientes até ferver. Desligue, espere esfriar, coe e beba 1 xícara ( chá ) de 2 a 3x ao dia.

 

Chá da Paixão

Ingredientes:

1 colher ( café ) de folhas frescas de chapéu-de-couro

1 xícara ( chá ) de água fervente.

Modo de  Preparo: Coloque as ervas em uma xícara e complete com água. Tampe e deixe repousar durante cerca de 10 minutos. Coe esse chá e tome a xícara toda, 3 vezes ao dia.

Chá Para Aumentar o Desejo

Ingredientes:

1 colher ( sopa ) de alecrim fresco ou seco picado

1 litro de água

Modo de Preparo: Ferva o alecrim na água. Tampe, deixe esfriar, coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas.

Chá Para Impotência

Ingredientes:

1 colher ( chá ) de cascas secas de catuaba picadas

1/2 colher ( chá ) de geleia real

1 colher ( chá ) de gengibre ralado

1 colher ( chá ) de guaraná em pó

1 ramo fresco de hortelã

1/2 copo ( 150 ml ) de água filtrada

Mel a gosto

Modo de Preparo: Ferva a água e a catuaba. Espere esfriar, coe e bata no liquidificador com os outros ingredientes, menos o mel. Adoce com o mel e tome em seguida.

 

 

Contra Indicação: o guaraná não é recomendado para hipertensos e pessoas que sofrem de insônia. Pessoas com gastrite e com suor excessivo não devem consumir gengibre. Crianças e gestantes não devem consumir catuaba. O alecrim não é recomendado para gestantes.