Meditação, o segredo para regular as emoções!

26/03/2013 19:05

 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, colaboraram com budistas em um projeto inédito: misturar práticas de meditação antigas com métodos científicos atuais para regular as emoções. Professores que participaram de um programa curto, mas intenso de meditação ficaram menos deprimidos, ansiosos ou estressados e mais compassivos e conscientes dos sentimentos das outras pessoas.

Outras pesquisas já tinham relacionado a meditação a mudanças positivas na pressão arterial, no metabolismo e na dor, mas alterações emocionais ligadas à prática eram pouco conhecidas até agora. Este novo estudo foi elaborado para criar novas técnicas para reduzir emoções destrutivas e melhorar o comportamento emocional e social, através de um programa de oito semanas com técnicas de concentração, meditação e relacionamento interpessoal.

Ao todo, 82 professoras entre 25 e 60 anos que não sabiam meditar participaram do projeto. Foram escolhidas professoras por causa da atividade profissional estressante e porque as ferramentas de meditação aprendidas poderiam ser colocadas imediatamente em prática em suas vidas, gerando inclusive benefício aos estudantes.

No estudo controlado randomizado, as professoras aprenderam a entender melhor a relação entre emoção e cognição, a reconhecer melhor seus padrões emocionais e os dos outros para resolver problemas de relacionamento.



Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/meditacao-segredo-para-regular-as-emocoes-5964170