Papel da diagnose pela língua na MTC.

09/04/2018 23:35
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o diagnóstico das patologias pelo exame da língua tem papel importante, pois se emprega o mesmo princípio geral no qual a língua reflete a condição de diferentes órgãos. A observação da língua é um pilar do diagnóstico, uma vez que proporciona indícios claramente visíveis da desarmonia do paciente. O diagnóstico de língua é de uma segurança notável: sempre que existirem manifestações conflitantes em uma condição complicada, a língua quase sempre reflete o padrão básico e subjacente. (MACIOCIA, 2014)
 
O diagnóstico pela observação da língua e da saburra, permite que o terapeuta adquira rapidamente uma noção clara do paciente. São indispensáveis a observação cautelosa da cor, forma, umidade e mobilidade lingual, assim como a cor e aparência da saburra (ROCHA, MARIA RITA HURPIA DA, 2014)
 
A desarmonia do paciente é um complexo de diversos padrões, cada qual se manifestando mais intensamente em uma esfera particular das manifestações clínicas. Sendo assim, é imprescindível a observação da língua do paciente, sendo esta capaz de nos dar informações importantíssimas que podem não ser encontradas ou percebidas de outra maneira a não ser por esses sinais demonstrados na mesma.
 
Vale lembrar que cada sinal ou alteração faz-se importante e pode influencia diretamente na atitude ou tratamento escolhido pelo terapeuta, afim de determinar um melhor tratamento para seu paciente, buscando a cura o mais rapidamente possível.
 
#acupuntura #naturologia #mtc #medicinachinesa #diagnosepelalingua #linguamtc #saudeebemestar #tratamento