Plantas medicinais e sucos para a Sinusite!

11/05/2015 23:56

Sinusite

É a inflamação dos seios nasais que acompanha a infecção das vias respiratórias superiores. Cerca de 50% de todos os casos de sinusite são causados por bactérias.

Os seios afetados por essa infecção localizam-se acima dos olhos, dentro de cada osso malar.

Sintomas: dor de cabeça, visão turva, dor nos seios frontais e maxilares.

A vitamina C (presente no camu-camu, na acerola e no kiwi) fortalece o sistema imunológico e destrói os vírus.

Suco de espinafre, hortelã, coco e me

20g de espinafre

20g de hortelã

1 copo de água-de-coco ou água mineral

1 colher de sopa de mel de eucalipto

Modo de preparo: bater no liquidificador a água-de-coco e os demais ingredientes.

Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia, entre as refeições.

Suco de laranja e mel.

2 laranjas (suco)    

10 gotas de óleo de copaíba 

100g de mel de eucalipto

2 copos de água

Modo de preparo: bater no liquidificador e tomar duas vezes ao dia.

Principais elementos terapêuticos 

Laranja: Elimina o ácido úrico, combate a prisão de ventre e previne o câncer. Vitaminas: A, B e C. Minerais: potássio, iodo, cálcio, fósforo e selênio.

Hortelã: ajuda a eliminar as secreções mucolíticas.

Espinafre: tem propriedades antiinflamatórias e descongestionantes das vias aéreas.

Plantas Medicinais e a Sinusite

Camomila: A camomila é ótima para sinusite, trazendo diversos benefícios para a cura de resfriados e gripes, curando estes dois problemas, obviamente ela também combate a sinusite já que gripes e resfriados podem ser a causa da sinusite. Use 2 colheres de sopa de flores de camomila para cada 1L de água.

Eucalipto: Conhecido por suas propriedades medicinais, o eucalipto está no tratamento natural para sinusite. Ele auxilia principalmente na relação das vias respiratórias, permitindo melhor respiração e a eliminação das secreções com os vírus e bactérias que nelas se alojam. Neste caso podem ser feitos inalações com o vapor do chá do eucalipto, CUIDADO: nunca coloque muito eucalipto e não fique muito tempo na inalação do vapor, pois o eucalipto pode ser tóxico. Permaneça uns 10-15 minutos em inalação, podendo ser feita com duas gotas de óleo essencial de eucalipto, ou da erva fervida.

Erva Cidreira: A erva cidreira é importante para quem está com tosse, a tosse incomoda muito e pode trazer a dor de garganta com ela. No tratamento natural para sinusite, a erva cidreira irá aliviar bastante a tosse e as dores na face. Use 2 colheres de sopa para cada 1L de água.

Caso for feita a inalação das ervas, o óleo essencial de Lavanda pode ser acrescentado, para um litro de água pingar duas a três gotas. A Lavanda também pode ser passada na região dos seios nasais e da testa, para aliviar os sintomas da sinusite.