Tratamento da Artrose com Acupuntura e Plantas Medicinais.

02/06/2015 14:43

Como aparece a Artrose

A artrose é uma doença das articulações em que se verifica degeneração dos tecidos que compõem a articulação, em especial a cartilagem e osso.

Com o tempo, a artrose evolui para a destruição destes tecidos conduzindo à deformação das articulações, podendo limitar ou mesmo bloquear os movimentos.

As articulações mais afetadas pela artrose são os quadris, joelhos, pés, coluna, mãos e ombros.

Artrose e Medicina Chinesa

A artrose enquadra-se, de acordo com a Medicina Chinesa, num SOD - Síndrome Obstrução Dolorosa originada por invasão de fatores patogénicos externos e consequente estagnação local dos mesmos, dando origem a estase de Qi, sangue, humidade calor ou humidade frio nas articulações.

Tratamento da Artrose

A Medicina Chinesa visa o tratamento da artrose e não apenas a eliminação dos sintomas.

O processo terapêutico passa pelas seguintes etapas:

  • Diagnóstico energético.
  • Eliminação do calor, frio e humidade da zona afetada.
  • Tratamento e tonificação do rim.
  • Tratamento na zona das articulações.

A acupuntura atua na artrose através de duas vertentes: a primeira é através da analgesia, e a segunda na causa da desarmonia. A analgesia é realizada através de técnicas específicas que incluem acupuntura, auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia (uso de ímãs nas regiões dolorosas) e stiper (uso de pastilhas de silício nas regiões dolorosas).

O tratamento da artrose é longo e são necessárias algumas sessões para se começar perceber o resultado. A artrose entra em quadro de dores crônicas, por isso a duração do tratamento ser maior, tornando-se necessário um acompanhamento. Primeiramente realizamos uma série de sessões com a intenção de reduzir a dor e depois, de tempos em tempos, o paciente retorna para manutenção.

Apesar de toda esta atenção da acupuntura ela é ainda uma parte do tratamento. É importantíssimo o acompanhamento médico, manter-se sem sobrepeso, praticar exercícios físicos, principalmente de fortalecimento da musculatura que envolve a articulação acometida. Procure um acupunturista para entender melhor o seu quadro e conheça os benefícios da acupuntura no tratamento da artrose.

Plantas Medicinais para tratamento de artrose.

Essas são algumas das plantas medicinais muito boas para o tratamento da artrose. Com principios ativos anti-inflamatórios, analgésicos e que ajudam a amenizar o processo da artrose, inflamações e dores em geral.

-Sucupira

-Cavalinha

-Unha de Gato

-Garra do diabo

-Gengibre

-Carobinha

IMPORTANTE: O uso de plantas medicinais deve ser orientada por um terapeuta que entenda do assunto. Algumas dessas plantas tem contra indicações e interações com medicamentos. CUIDADO!